quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Como comecei a compartilhar a minha cama!

Todo mundo me pergunta como que funciona a cama compartilhada por aqui. Hoje uma amiga me pediu pra contar pra ela a minha experiëncia porque ela só ouviu coisas ruins então resolvi escrever sobre!
Quando a Melissa nasceu, eu não pensei muito nisso! Ela tinha um quarto só pra ela, um berço lindo e invocado, e tudo que ela tinha direito. Mas no começo eu não me sentia segura em deixá-la longe de mim, e por um bom tempo ela dormiu no carrinho do lado da minha cama. Ela amamentava de 3 em 3 horas, religiosamente, eu ficava bem cansada e sempre arrumava formas de dormir ao mesmo tempo que ela mamava. Ela sempre dormia mamando e na medida que foi crescendo, eu percebi que ela conseguia fugir do peito quando não queria mais mamar e fui criando formas de deitar com ela e poder dormir também. Engraçado que nunca pesquisei sobre isso, foi totalmente instintivo. Nossa rotina diária era banho, deitar comigo na cama e mamar até dormir. Eu a colocava no berço depois de apagada, e dormia na minha cama sozinha o primeiro sono da noite. Quando ela acordava, vinha pra minha cama e não voltava mais pro berço. E foi assim. Eu gostava e o marido também. Enquanto eu estivesse na cama com ela, ela dormiiia, e eu aproveitava pra dormir também. A princípio amamentando, mas mesmo depois de desmamar, ela continuava dormindo enroscadinha em mim, na mesma posição de antes.
Então veio a Clarissa, quando a Melissa ainda tinha 15 meses. Nem pensei em fazer diferente. Ela tinha um quarto só pra ela, mas nem achei que ela iria usar tanto assim. Os horários de sono da Clarissa eram bem bagunçados, ela tinha muita dificuldade de dormir durante o dia, pois a Melissa estava sempre a volta brincando e bagunçando, e tirava sonecas mais compridas durante a noite. Ela não conseguia dormir no peito porque mamava muito e precisava arrotar pra se sentir melhor. Eu sempre acabava ninando ela até que adormecesse e a colocava no berço. As vezes que tentei trazë-la pra cama foram desastrosas. A Melissa ainda dormia boa parte do tempo com a gente, e a Clarissa caiu da cama diversas vezes simplesmente porque não a cabia ali. Lembro de me deitar com ela no sofá as vezes que ela adormecia no peito ou de colocar um edredon no chão pra evitar maiores desastres. Além do mais, com 4 meses ela tomava complemento, (esse é um assunto pra outro post), o que tirou um pouco nosso vínculo e aquela necessidade que neném tem de ficar com a mãe (teta). Muito cedo ela passou a dormir no berço dela a noite toda, logo após eu niná-la até cair no sono. Com 1 ano, ela já dormia sozinha, sem nenhum estímulo além da mamadeira.
Mas a Melissa continuava lá, na nossa cama numa boa. E foi assim por muito tempo.
Cada uma tinha seu quarto e a Melissa foi crescendo, nossa cama foi encolhendo e passávamos a noite divididos entre o quarto dela e nosso quarto, dormindo mal, acordando diversas vezes até que desistíamos e nos separávamos, marido e eu, pra dormir cada um num quarto pra que a Melissa pudesse dormir com alguém. Enquanrto a Clarissa dormia sozinha, de portas fechadas no quarto dela.
Decidi colocar as duas no mesmo quarto, assim a Melissa iria acordar de noite, ver que não estava sozinha, e dormiria de novo! E sabe o que aconteceu??? A Mel acordava, pulava pra nossa cama, a Clarissa acordava e via que a Melissa não estava ali e queria vir pra nossa cama também. Ö ilusão!!! Ao invés de uma, agora eu tinha duas que queriam dormir com a gente.
Eu tentei váaarias coisas. Tentei ficar com elas no quarto Super Nanny style. Tentei barganhar alguma coisa! Mas a gente estava dormindo muito mal, não tava dando certo dormir separada do marido e ainda acordar 17267840372 de vezes a noite pra acalentar cria que não quer dormir sozinha.
Um dia, cansada, fechei a porta e deixei a Melissa chorar atéeeee. A Clarissa chorou mas logo dormiu, a Mel chorou, chorou, chorou e vomitou..... Eu quase morri. Choreeeei, chorei, e nesse dia me perguntei: se eu não gosto de dormir sozinha (odeio) porque ela deveria gostar???? E então decidimos levar os colchões delas pro nosso quarto, depois de uma conversa sobre espaço. E o mundo voltou a girar novamente. :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário